domingo, 30 de setembro de 2018

GC Especial de Aniversário 10- O Drácula Alemão

Este artigo também já foi mostrado no extinto Aí Que Me Refiro..., em 2015.
Pra conferir ou rever o "making of" da ilustração acima, basta acessar:
https://visaoandf.blogspot.com/2015/09/o-vampiro-do-cinema-mudo.html 

Mais do que um filme, tendo jeitão de teatro filmado, por ser dividido em atos. Assim é Nosferatu (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens), do mesmo país e época de Metrópolis, mas lançado em 1922. Foi dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau.
1838. Seria um novo negócio fechado pelo corretor de imóveis Knock (Alexander Granach), ao oferecer uma casa ao Conde Orlok (Max Shreck), vindo dos Montes Cárpatos e disposto a morar na cidade de Wisborg.
Passa a ser um pesadelo em vida pro agente imobiliário Thomas Hutter (Gustav Von Wangenheim). Por quê? O cliente em questão trata-se de um... vampiro! E o pior, o conde se sente atraído por Ellen (Greta Schröder), que é esposa de Hutter e... a tal casa fica perto de onde o casal mora!!
Segue-se um clima opressor, deste  que era para ser (e de certo modo, é) a primeira adaptação do livro Drácula, do Bram Stoker. Mas, como os herdeiros do escritor não permitiram uma versão alemã, foi decidido alterar nomes de personagens e lugares. Não adiantou. Pois, foi exigido que todas as cópias do filme fossem destruídas. 
Felizmente, Nosferatu não virou apenas uma rasa lembrança.  Senão, ninguém (inclusive, eu) teria assistido e comentado, se praticamente, todos os exemplares desaparecessem.
Foi deste filme que saíram várias ideias incorporadas a muitas obras ligadas a vampiros.
Teve uma refilmagem em 1979, a cores, com Klaus Kinski no papel-título e dirigida por Werner Herzog. E inspirou A Sombra do Vampiro (2000), um drama (que ainda não vi) mesclando terror e realidade.
Consegui assisti-lo pelo Youtube, ano passado. Era outro filme antigo que só via fotos em revistas informativas e encartes.
É assustador como o conde tem o olhar vidrado e hipnótico, além de seu jeito lento de caminhar. Sem esquecer das tonalidades bizarras.

Fontes: Youtube, 100 Respostas- Edição Especial Vampiros (Editora Abril, 2010), site Adoro Cinema, Wikipédia (Brasil)



Nenhum comentário:

Postar um comentário