quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O Primeiro Artigo Pra Coluna Cine Traços

Devilman (Debiruman, 2004)

O sociável Akira e o introvertido Ryo são amigos de infância e estudam juntos.
Suas vidas mudam quando o pai cientista de Ryo descobre uma fenda protoplásmica escavada. Uma portal das trevas, na verdade, de onde saem dois espíritos que baixam nos corpos de Akira e Ryo... transformando-os em inimigos: um mestiço de homem e demônio (o Devilman Akira) e um tipo de "anjo perverso" (Ryo).
Então, o mundo endoida com a criação de tropas paranoicas exterminadoras de monstros invasores infernais.

O filme é baseado no mangá criado em 1972 pelo roteirista/desenhista Go Nagai, criador de Mazinger (o 1º robô gigante japonês que não tinha um rosto amigável). Antes dele, Devilman já teve séries de animes pra TV, cinema e vídeo.

Até que tem bons efeitos digitais (alguns, nem tanto) e de maquiagem.
Mas... não gostei do desfecho.

A título de curiosidade... o mangá surgiu no mesmo ano em que a Marvel Comics criou o Motoqueiro Fantasma e o filme saiu no mesmo ano em que lançaram o do Hellboy.
Isso só prova que, apesar da coincidência, temas fantasiosamente religiosos e macabros puderam inspirar a criação de anti-heróis nas Hq's. Não importando onde ou quando.

2004- Devilman Production Comitee ee

Este texto é uma versão "adaptada" do meu comentário (não sou crítico de cinema, só pra relembrar) mostrado no fanzine Hq"Free"Express #02, que saiu em fevereiro de 2008. E foi na coluna Cine Traços, que aborda adaptações de quadrinhos pra filmes.

Uma escolha bizarríssima, justo pro Dia da Criança... né?

Um comentário:

  1. Não conhecia.
    Não tenho muito acesso a mangás e animes, os que li (e assisti) gostei, embora por vezes ache que essas obras poderiam ter metade da duração, noto que enrolam muito até o desfecho.

    ResponderExcluir